Friday, January 23, 2015

Dia 139 - 23 Dezembro - Coscorões Parte I

Levantei-me com algum sono já que tenho tido dificuldade em dormir com o calor que paira por aqui. Hoje estão 42º!!!
A Gel andava a limpar a casa e a sala estava de pernas para o ar! Ainda há algumas arestas a limar. Enquanto varre o chão, vai acumulando o lixinho e depois pisa o lixo, dá passos atrás para levar mais lixo... e nos pés arrasta o que pisou... Ai, que isto mexe comigo! Mas a saga continua. Em cima do montinho de lixo coloca objectos que desvia para varrer atrás... e depois volta a colocar no sítio, mas já levaram o lixo que estava no montinho! Será que sou eu a maníaca?! Ao almoço estive com ela a fazer a canja. Tem de aprender. Só custa o início em que temos de ensinar o que, para nós, é básico.

Depois de almoço fomos ao MT tomar o café da praxe. Está um calor insuportável! Depois de já se ter ligado o ar condicionado ainda marcava isto...


Entrei, pela primeira vez, num ATM de cá. Nada de especial, é tão igual ou parecido aos daí. Com a diferença de temperatura... Estava tão fresquinho ali que me apetecia lá passar o resto do dia! Fizemos o que tínhamos para fazer, inclusive comprar farinha para fazer os coscorões.
No final do dia de hoje tive a dar a minha segunda consulta de psicologia. Começo a desenferrujar, finalmente!

Foi só depois do jantar que, eu e o JG, pusemos as mãos na massa! Está na hora de fazer os coscorões! Fui logo preparando os tachos e frigideiras. Pratos e travessas para todos os passos. Ele esticou a dita, cortou, eu fritei-a e passei pela calda. Muito suor (além do calor que faz a cozinhar, recordo que hoje estiveram 42º), dor de braços (amassar e esticar a massa não é pêra doce) e de pernas (estar tanto tempo em pé parece castigo). Depois disto tudo, temos a nossa recompensa. Estão coradinhos e estaladiços como a minha mãe gosta. E a massa está fininha como "folha de papel". Sim, o "noro" sabe bem aquilo que faz! A ajuda dele foi fundamental! Ainda assim, foi só a primeira parte já que a massa rende bastante. Só por isso temos coscorões frescos para todos os dias da época natalícia! Devo avisar que estão deliciosos...

No comments:

Post a Comment