O dia de hoje foi todo passado no escritório da Cal.
À hora de almoço, quando cheguei, estavam algumas das mulheres sentadas cá fora, a comer. Sentei-me com elas e meti conversa. Uma delas está grávida e, por isso, perguntei quando iria nascer. Está para próximo. Depois a conversa foi sendo mais activa e descobri que, aqui, as grávidas só podem comprar as coisas para os bebés quando estão quase a tê-los! Já cá se sabe que as pessoas aqui são muito supersticiosas. Mas esta não sabia eu. Comprar antes NUNCA se faz. Pode ser uma ofensa para a família, até. E, preparar a mala, só ao final dos 7 meses, preferencialmente, aos 8 e muitos ou 9!!!
- Então e se a criança nascer aos 7 meses?
- A família compra uma roupinha na hora e leva ao hospital.
Não há cá nada de preparações, nem aulas, nem quartos pintados, nem berços, nem roupinhas, nem brinquedos, nem acessórios... Nem sabem o sexo da criança! E, se por acaso comprar alguma coisa, tem que esconder de toda a família! Mas esconder... de preferência, em casa de alguém que não a sua. Pode dar azar, correr mal a gravidez ou interferir na saúde do feto. Se, por acaso, acharem que devem oferecer alguma coisa, não o façam. Respeitem a cultura! Até por uma questão de depois não serem acusados de alguma coisa. Imaginem que oferecem e alguma coisa corre mal. Sabemos que não é por isso, mas eles acreditam e vão-nos culpar! So, don't!
À tardinha conheci um amigo da Cal. Fez-me lembrar um amigo nosso da nossa terra, o Cigano. Pela maneira de vestir, pela maneira de falar... e acho que pelas saudades que já tenho dos amigos! Isto de estar longe provoca uma emoção muito mais forte em tudo. A lembrança fica mais aguda, os cheiros mais intensos, o olhar mais aguçado, o toque mais sensível, o paladar super divertido, os sons mais melódicos, o coração entusiasmado, a imaginação apurada... mas a vontade de estar no nosso cantinho, com os nossos, com tudo a que estamos habituados e que sempre tivemos como garantido, é tão maior que o Mundo inteiro... e vale muito mais do que muitos dos nossos sonhos!
No comments:
Post a Comment