Tuesday, November 04, 2014

Dia 75 - 20 Outubro - Dia Doméstico

Levantámos cedo na mesma, apesar de ter vontade de ficar...

Sleepy Kitty, Monday's tomorrow.

 e fomos tomar café. Por incrível que pareça não ficámos assim durante o dia


Nem assim


Estava cá já a tia da Liss, a quem vou chamar de Mel. Foi o primeiro dia de trabalho. Apresentei-me, perguntei o nome dela e disse logo que, caso tivesse alguma dúvida, era só perguntar. Assim a primeira impressão parece-me que pode ter algumas limitações mas só depois de ver o trabalho dela é que posso avaliar melhor. Vejamos como correm os próximos dias.

Nós, entretanto, saímos para ir ter ao café do costume. Mas, ao contrário do que estava previsto, acabei por não fazer voluntariado hoje. Como está agendado ir com o responsável e ele hoje não pôde ir, eu também não fui. Estávamos, eu e o JG, a tomar café quando soubemos.
Depois do café fomos buscar o carro que estava estacionado em frente ao trabalho do sogrinho e voltámos para casa. Era hora de almoço.

Aqui já pude dar mais assistência à Mel. Vi como tinha feito as camas. A dobra do lençol estava até meio da cama. Depois de almoço expliquei algumas coisas simples. Fiz com ela as duas camas, expliquei como se fazia e expliquei porque não gostamos de entalar os lençóis (de cima) de lado, porque senão a cama desfaz. Expliquei que bastava um pouco de lençol para fazer a dobra porque tem de sobrar mais para prender aos pés da cama, que isso é o mais importante. Depois expliquei que toda a casa tem de ser limpa de pó porque temos alergias. Limpar muito bem em todos os lugares que vemos e por cima dos móveis, lá bem perto do tecto. Ainda ensinei que o pequeno-almoço é colocado logo de manhã na mesa da sala para todos tomarmos o mata-bixo. Mesmo que nós nos levantemos mais tarde, só tem de levantar a loiça de quem já tomou e deixar o resto até nos levantarmos. Não vale a pena levantar entretanto. Ou seja, coloca os individuais, os cereais, o leite, o chocolate em pó, o sumo, pão, manteiga, manteiga de amendoim, fruta, café, chá... e as loiças para cada um! Verdadeiros pequenos-almoços de telenovela! Depois expliquei que ao 12h é hora de começar a por a mesa para o almoço, que já deverá estar a preparar antes. O JG explicou como ela pode usar o microondas, mesmo para aquecer o almoço dela. Ainda disse que, como ainda não sabe de quem é a roupa, que a podia deixar na sala, já passada e dobrada. E fazemos questão de dizer várias vezes que está sempre à vontade para perguntar se tiver dúvidas.

Depois ficámos pela sala para ver como as coisas corriam. A certa altura a Mel veio dizer-nos que ia deitar o lixo fora e desceu. Depois de uns bons 20 minutos já estávamos a estranhar que ela nunca mais voltava e pensámos «já passa bastante da hora de se ir embora, deve ter ido para casa». Mas, ainda assim fui à cozinha ver se ela não estaria lá fora. Tinha o telemóvel em cima da bancada, as chaves das traseiras também... o JG disse logo:
- Queres ver que está lá em baixo sentada à espera que lhe abram a porta?!
- Não pode...
- Vou descer e aproveito para comprar pão.
Bem dito, bem feito! Passados uns minutos estavam a bater à porta. Era a Mel!
- Istava lá em baixo... isqueci o telemóvel... - vinha a rir e eu ri-me com ela porque achei piada à coisa.
E pronto. Ficou lá em baixo, à espera que alguém lhe fosse abrir a porta. Foi embora duas horas mais tarde que o combinado. Tinha roupa para passar e passou muito tempo de volta da roupa. Já sabemos que aqui levam mais tempo a fazer as coisas, por isso, já contamos com esse tempo a mais. Ai Valentina, as saudades que tenho de ti...
No final do dia andámos a ver tudo o que havia feito e a ver que melhorias se poderia referir. Claro que há melhorias que se devem afinar. Mas pareceu que estaria disposta a aprender. Estou disposta a dispor do meu tempo cá em casa para a ensinar as coisas. Se ela estiver disposta a aprender é perfeito! Já apontei as melhorias, vamos ver amanhã.


Ainda começo uma empresa de limpezas...

No comments:

Post a Comment