Tuesday, December 02, 2014

Dia 97 - 11 Novembro - Feliz dia de São Martinho!

Logo de manhã, bem cedinho, no Meia Tigela estava o Meia Dose e o pessoal do costume. Desta vez vi, pela primeira vez, o Meia a correr feito doido! Deve ser por não estar tanto calor... deve ter que aquecer um pouco. O temporal refrescou. Hoje está mais fresco. Voltaram os dias de chuva para acalmar um pouco o calor que se tem sentido. Foi um dia cinzento, húmido, com muito trânsito e muita confusão pela cidade. Há quem diga que os moçambicanos têm mais medo da chuva que dos carros! E, se calhar, é verdade! Verdade seja dita, o pessoal aqui atravessa-se por trás dos carros quando estão a fazer manobras e atira-se para a frente do trânsito sem olhar! Mas quando chove... muitos nem vão trabalhar!

Eu fui trabalhar logo de manhã e ali fui ficando até ao final do dia.
Tem alguns momentos mais parados, fora das horas das refeições principais, como qualquer estabelecimento idêntico. Dou-me bem com o pessoal que ali trabalha. Conheço uns mais que outros, como é normal. Os empregados de mesa e o pessoal do bar está sempre ali mais perto de mim. Um deles hoje, virou-se para mim e disse, com um sorriso.
- 'Tamos juntos!
Damo-nos bem e trabalhamos bem juntos. É gratificante ouvir, compreender e sentir esta proximidade.

Num dos momentos de pausa vi um pica-pau! Um verdadeiro pica-pau, ao vivo, pela primeira vez na minha vida! É lindo! Cheio de cores vivas, com uma crista vistosa e uma penca "faxavor"! Sorri! Reconheci na hora que bichinho lindo era. Senti-me parte da natureza por momentos.

Um pouco mais tarde estavam uns rapazes, no jardim, a partir garrafas de vidro. Além de assustarem as crianças que por ali brincam, estragam um jardim da cidade que também é deles. Nesta matéria o povo residente cá ainda não percebeu que tem de deitar o lixo, no lixo, que tem de fazer as suas necessidades em locais específicos e não em qualquer lado. Estragam o que é deles, estragam a beleza dos, já poucos, locais que nos fazem sorrir.
Não sou ninguém para mudar a mentalidade das pessoas. Sou uma pessoa, como todas as outras, a tentar fazer o melhor que posso. Observo, experimento, tiro conclusões fundamentadas e baseadas, tanto na minha experiência, como nas experiências dos outros. E isso dá-me o dever de "lutar" por um mundo melhor! Sim, o dever. Porque o direito, todos nós temos!

Hoje é dia de S. Martinho e já cá se sabe que ando a evitar pensar nas castanhas... Ainda assim, e para efeitos de cariz de cultura geral, segue...


Feliz Verão de São Martinho!
Aqui faz mais sentido chamar-lhe verão...

No comments:

Post a Comment