Tuesday, October 21, 2014

Dia 61 - 6 Outubro - Áinda...

- Bom dia Alex!
- Bom diiia!
O rastafari está quase todos os dias sentado à porta do prédio a trabalhar. É sapateiro. É das pessoas mais simpáticas que conhecemos. Sempre com um grande sorriso, esteja bem ou mal... para ele tudo se resolve com um sorriso!

Fomos ver se o meu DIRE já estava pronto. Entrei e dirigi-me ao balcão. Estava pouca gente, já passa da hora de almoço. A rapariga pegou no meu recibo, viu a data e respondeu:
- Áinda...
A seguir a mim estava um senhor com dois recibos. Eu nem tive tempo de perguntar nada porque ela estava a ver os desse senhor e deu a mesma resposta, ele perguntou quando estariam prontos e ela ignorou-o, passando à pessoa seguinte. Portanto... volto para a semana.

Aproveitámos a embalagem e fomos ver se tenho a papelada para as equivalências em ordem também. Sei que falta o DIRE, mas ao menos que não falte mais nada. Foi mais simples. Mostrei tudo o que tinha e o senhor disse que só faltava mesmo o DIRE. Olha que bom!
Fomos então beber qualquer coisa ao Piri-Piri antes de regressarmos. Só com isto o dia já foi muuuito produtivo! Está um calor que não se aguenta. Mas depois há sempre aquele vento, inimigo de qualquer mulher, que vem despentear até as sobrancelhas!

Andámos que nos fartámos para voltar já que demos umas voltas maiores para o passeio ser mais produtivo. E é nestes passeios que se vai descobrindo muitas coisas características.
Sabem aquelas cadeiras de plástico, de esplanada?! Muitas das vezes vemos duas ou três cadeiras dessas encaixadas umas nas outras e alguém lá sentado. Mas porque é que têm tantas em vez de só uma? Porque a de baixo não tem a perna da esquerda, a do meio não tem a perna da direita e a de cima não tem as de trás! Assim reforça a coisa e aproveita-se tudo! A isto chama-se reciclar em Moçambique!
Em alguns muros consegue ler-se "Não Mijar! Multa de 500 meticais". Numa das ruas menos destruídas existem alguns jardins, mais ou menos, em condições e até se vê o seguinte letreiro:


Na maioria das ruas temos de ter cuidado por onde andamos porque existem obstáculos por todo o lado e são como os gambuzinos: de várias formas, tamanhos e cores! Tirei as fotografias todas da internet.









Já em casa, ao jantar, ficámos a saber que num dos comícios, por causa das eleiçõns, levaram as pessoas para cima de uma ponte de madeira. Depois de lá estarem todos instalados foi tudo abaixo! Tudo "pó" charco! Isto contado é difícil de acreditar mas o que não nos passa pela cabeça, aqui é normal!

Fomos mais cedo para a cama porque temos um filme no computador para ver: o LEGO! O filme é muito giro. E no final, para variar, tem uma lição muito importante para os pais "muito ocupados"!
A meio do filme chegámos... ou cheguei eu... a dar saltos de sustos! Não pelo filme mas pelo estrondo que as mangas fazem ao cair das árvores! Parecem tiros ali ao lado! Pensar que esta árvore está por cima de um infantário... Chovem mangas a toda a hora! E, ao caírem em cima das chapas de zinco fazem um barulhão tremendo.
Vai uma manga?



É difícil não lembrar logo disto...

1 comment:

  1. "Pushar" é puxar ou empurrar...?? :D

    Se empurrares o "chocoleite" para os buracos da rua, torna-se difícil ser "emprobido deixar o cão cagar" nos mesmos...!
    Ahahahahahahah!!! Tá muito giro!

    ReplyDelete