Wednesday, October 08, 2014

Dia 47 - 22 Setembro - Bruxa Má do Oeste

Hoje está muito calor!
Acordámos um pouco mais tarde do que o desejado mas também não há muito mais que se possa fazer. Fomos sair para passear. Temos de andar bastante: é saudável e ajuda-nos a conhecer "os cantos à casa"! Demos voltas e mais voltas e senti-me enganada... eu perguntava ao JG
- Ainda falta muito?
- Não, é já ali! - o "já ali" é sempre muito relativo -_-
Fez-me lembrar a TiZézinha, uma tia avó que já não anda neste mundo ingrato mas que sempre foi um show de mulher. Era eu pequenina e já me sentia a ser enganada! Tenho esta história na memória como uma boa recordação da TiZézinha. Estávamos as três na cozinha, a minha mãe a fazer o almoço, eu à mesa e a TiZézinha comigo a dar-me o almoço. Era sopa de espinafres, com folhas de espinafre inteiras. E eu dizia:
- Não quero mais... - a TiZézinha olhava para mim com uma cara de ratinho maroto...
- Só mais esta! - e eu comia
- Já 'tá!
- Não, não, essa não contou. É só mais esta aqui!
A minha mãe sempre me ensinou a ser educadinha (... eu não disse isto... uma das regras de se ser filha é que tenho de ser do contra!) e eu não ia dizer que não à TiZézinha. Além de ser mais velha que eu era bem mais experiente em manhas... Apesar de me sentir enganada, eu deixava-me enganar, mas tinha consciência disso e deixava para que ela ficasse feliz. Depois sentia-me uma bola...

Fomos até ao Jardim dos Namorados mas não faz as nossas delícias. É o ambiente, não sei bem... não gostamos muito. Estávamos a chegar ao Jardim dos Professores para comer um geladinho.
- Sinto-me como a Bruxa Má do Oeste...
- Tão?!
- I'm melting...
Já disse que está mesmo muito calor?! E dizem que o calor ainda não chegou!!!
Desta vez pedi um gelado de bola como deve de ser. Nada daqueles falsos plastificados das máquinas que os c**** em montinhos perfeitos! Pedi uma bola de morango! O cone enfim, é daqueles que não são de bolacha. Mais clarinhos, fofos e que sabem a esferovite!

Não se pode ter tudo... Comi o geladinho (que é mais barato que um café) à língua como é óbvio. Esqueci-me de ter cuidado mas vá lá que não caiu. Seria de esperar que a bola estivesse muito confortável no cone, mas estava mesmo só de passagem... Até porque se a assentassem como deve de ser o cone de "esferovite" estalava.
No jardim à nossa frente há crianças a brincar e a rolar na relva. Não é preciso haver baloiços, basta um pouco de espaço e relva apetitosa. Correm, caiem, gritam, riem... divertem-se! Lembro-me de ter esta liberdade para brincar. Não importava se me sujava, se caía, se me magoava... sentia-me livre e feliz! Uma das coisas que marcava todas as minhas semanas era andar com os joelhos esfolados! Lembro-me de andar a saltar feliz por ter os joelhos "limpos" de dói-dóis e a seguir me estatelar no chão e lixar logo os dois de uma só vez! I was happy!


Bem, depois do gelado voltámos para casa. Estamos um pouco longe do carro e já não aguento os pés, mas sempre deu para descansar.
Já em casa liguei à Irmã da Casa do Gaiato a informar que a mala já tinha chegado e podiam vir buscar. Disse que ia falar com o motorista que estava em Maputo para a vir buscar. Passado uma hora já o senhor estava a ligar.
- Estou cá em baixo.
O JG desceu com aquele "sacalhão" enorme, gigante, pesadão, sozinho, escada abaixo, sem me deixar ajudar. Acho que ele tinha medo que descêssemos os dois mais depressa que o "sacalhão"... O motorista é um senhor muito simpático, bem alto, que pegou no "sacalhão" como um miúdo segura uma bola de futebol... fiquei de queixo caído a olhar! Aquela cena pesa mais de 24kg!!! Eu não preciso de me aconchegar muito para caber lá dentro!


À noite, já depois do jantar, reparámos que não há água outra vez! Hoje, além de não termos luz na wc também não há água... TIA!
A sorte é que já tinha enchido o fervedor eléctrico para o chá. O nosso "leitinho" antes de ir para a cama. Parece impossível que faça frio depois do calor todo que faz durante o dia...


1 comment:

  1. Adorei a história da TiZézinha!!! :D É tão bom q te lembres dessas coisas todas e das pessoas! E da liberdade que tinhas! Mesmo q fosse para te magoares, não com gravidade, claro. Lembra-te disso quando tiveres os teus filhotes, é muito importante! Olha q nem sempre o Gymmy tem liberdade, contigo, para ir lá fora... Mas é necessário, mesmo q nos custe, pq sabemos q pode não correr bem...!
    <3 U

    ReplyDelete