Friday, October 10, 2014

Dia 48 - 23 Setembro - Carrinho de gelados

Hoje esteve calor!
Aqui é o oposto de Portugal... mais ou menos. Agora que aí é Outono, aqui começa o verão. Mas é também a época das chuvas, só que diferente... Aqui o céu costuma estar nublado, especialmente ao final do dia, parece um céu dormente. Imagino que seja devido ao pó que permanece por todo o lado perante a naturalidade dos seus habitantes. Por enquanto o tempo está normal diria. Mas dizem que nesta altura costuma fazer um calorão uns 3 ou 4 dias e depois chove uns segundos e refresca por outros 3 ou 4 dias. Só que os segundos em que chove é assim tipo dilúvio e como há tanto lixo na rua e está tudo entupido por todo o lado, a água permanece ao de cima e alaga toda a cidade. Boooomm... mal posso esperar...


Estávamos de esplanada no MT e vi um rapaz a empurrar um carrinho de gelados. Não me lembro de já ter visto algum antes. Achei piada e lembrei-me que devia ser assim que se compravam gelados. Senti-me MESMO nos anos 60 ou até muito antes disso. Revivo as histórias contadas pelos meus pais e avós!
É uma arca frigorífica branca com rodas de lado e um volante para se empurrar.


Pelos vistos andam por toda a cidade. Mas não deviam vender antes porque para eles era inverno e estava muito frio... até me dá os calores... Em breve vou provar um geladinho. Até porque são baratinhos: 10mt, 25mt ou 35mt conforme se é só gelo ou de leite com chocolate.

Mas aqui há muitas coisas peculiares...
Em posts anteriores já repararam que nem sempre os taxistas são de fiar. Quando diz que "estou á chégar" é porque "áinda nãum sáiu di cása ou áinda vái lévar alguêm" à outra ponta do c* de Judas , mais um bocadinho, em hora de ponta! Se diz "istou mesmo á chégar" é porque anda a procurar estacionamento. Enfim, aqui as coisas são feitas com calma e muita paciência. Não são más pessoas, nem me passa pela cabeça que o façam com má intenção mas, por vezes, pecam por não pensarem nas implicações que isso pode ter para quem espera. Por isso, quando se solicita um táxi já temos de prever situações destas.

Outra das coisas peculiares que me continua a fazer confusão são as grades em todas as janelas e portas... a liberdade não tem preço e a segurança também não! Vivemos em jaulas em constante precaução e a tentar evitar algum dano. Seria de esperar que, depois de tempos áureos, como os que viveram cá os Portugueses, as coisas fossem um pouco melhores em termos de segurança. Infelizmente não é mas, felizmente é bem melhor que em Angola.

Estamos sem luz da wc. A lâmpada passou de "possuída pelo demónio" a "escuridão completa"!
Como a janela é um quadradinho pequeno quase no tecto aquilo fica assustadoramente às escuras. Dou por mim a levar o telemóvel e a mexer nele o tempo todo para não apagar, ou o portátil, caso contrário tenho receio de não acertar no buraco! E, ainda assim, tenho de ter cuidado para não olhar para o espelho porque... acreditem, torna-se assustador!

No comments:

Post a Comment