Thursday, February 19, 2015

Dias 161 & 162 - 14 & 15 Janeiro - Quando a inspiração não flui...

... não há post de jeito!

Estes dias foram todos à volta da tomada de posse do novo presidente. Veio cá o de Portugal. Houve muita festa, muita confusão no trânsito e as notícias, como é de esperar, não falam de outra coisa. O dia da tomada de posse foi feriado para que as pessoas pudessem estar presentes no local. Havia até instruções para quem lá quisesse estar: tem de estar presente desde as 7h da manhã.

Nós, por cá, tentámos escapar à confusão, mas quisemos sair, como é óbvio. Apesar de estar nublado mas, nem por isso, menos calor, fomos tomar o café no sítio do costume ainda de manhã.


Mesmo ao lado do nosso carro andava uma vizinha atarefada que nem deu pela minha fotografia.


No Meia reparámos que, nos últimos dias, caiem muitas bolinhas das árvores. Claro que há de ser um fruto, mas não sei qual é. Perguntei e disseram que é canho, o fruto que usam para fazer a famosa bebida que embebeda os animais selvagens, a Amarula. Não é tarde nem é cedo, fui cuscar!


Peguei num prato, numa faca, apanhei e lavei umas bolinhas e sentei-me sob os olhares atentos e gozões do pessoal que estava na mesa. Estavam desejando ver a minha cara quando provasse, talvez com uma certa esperança de me verem bêbeda a seguir... Afinal aquilo... é uma grande desilusão! É mais caroço que outra coisa e é amargo. Não tem piada nenhuma. Já o mesmo não se pode dizer da Amarula, por isso, venha de lá um copo!

Ficámos com o bichinho da rua e fomos almoçar ao Piri-Piri. Este é o tal restaurante que me faz lembrar O Seu Café. Pelo ambiente, pelos empregados sempre a correr sem dar grande confiança aos clientes, pela comida... não sei explicar. Faz-me recordar a minha infância.
Foi aqui, sentados na esplanada, que vimos e ouvimos passar todo o comité da tomada de posse. Assistimos pelas televisões o encerramento e não tardaram a passar por nós com toda a pressa e com mais buzinadelas que as ambulâncias. Vinham escoltados por motas de segurança, com seguranças também nos carros de vidros fumados (que são proibidos... ou não são?! Ou serão só para alguns?! ... hum...). Eventualmente passou também o nosso presidente com a sua Maria e o "lambe-portas"... Acaba por ser divertido haver algum tipo de movimentação, para variar um pouco, devido a alguma coisa que o justifique. Mas tanto chinfrim é que é desnecessário. Passei o resto do dia com os ouvidos a tinir.

Não tardei a voltar para perto do mesmo local. Fui encontrar-me com uma pessoa num café. Quando cheguei, estava ainda sozinha, pedi uma água. Andei a tentar tirar aquela protecção de plástico maléfica que se enfia entre os dedos e as unhas até te apetecer guinchar! Mas depois deixas essa vontade de lado porque, no segundo seguinte, a dor atenuou e sentes-te muito caguinchas se o fizeres. Então voltas a tentar, desta vez com um dedo novo... e como, faças o que fizeres, a estúpida da protecção de plástico não sai, respiras fundo, chamas o empregado e, com o maior sorriso de "loira burra" dizes:
- Não se importa de me ajudar? Peço, por favor, para me abrir esta garrafa. Não tenho unhas para isto... (ou pode usar-se a deixa do "não quero estragar as minhas unhas")
- Com certeza - O senhor sorri, num milésimo de segundo já abriu e, quando dás por ti, já tens água no copo...



E sentes-te uma Lady!

1 comment:

  1. Minha lady!!! :D

    Mas, afinal, tinha ouvido dizer que os animais comiam amarula e ficavam bêbados até cair das árvores! Canho??? Mas é o fruto que eles comem, não me parece que vão ao bar pedir as bebidas...!!! Devem gostar assim mesmo, amargo!

    ReplyDelete