Monday, February 23, 2015

Dia 165 - 18 Janeiro - Parecem bolas de Natal!

O dia não começa sem um café no MT! Tem de ser rápido pois estamos de saída para a Casa do Gaiato. Vamos lá hoje ver os meninos e passar um dia animado.
Quando chegámos a missa estava a terminar mas ainda deu para ouvir umas quantas músicas. São os momentos mais animados e mexidos. Os meninos e meninas que lá estão cantam, dançam e batem palmas ao ritmo das músicas. Os sorrisos acompanham olhos cintilantes e passos de dança um pouco tímidos. Mas todos saem de lá animados e cheios de fome: é hora de almoço.

Antes de entrarmos para o refeitório cumprimentámos quem ainda não tínhamos visto e ainda deu para conhecer esta bela espécie... É a árvore Moringa, chamada a árvore da vida ou a árvore milagrosa. É conhecida por fazer bem a quase tudo. Só tem benefícios. Não tem cheiro. As folhas são pequenas mas bem verdes. Como podem ver, esta é ainda muito jovem.


Antes de nos sentarmos à mesa fomos lavar as mãos e o Sr. Padre levou-nos a conhecer os ninhos que estão pendurados nas árvores. Parecem bolas de natal! Os pássaros, de todas as cores, passeiam-se por ali num chilreio sem fim. Estivemos um pouco em silêncio para não se sentirem ameaçados e chegámos a vê-los a darem de comer às crias.


O cachorrinho novo cá da Casa anda entretido com tudo o que se mexe. E, como tem os dentinhos a crescer, morde e rói tudo! Não que doa muito, mas são uns dentinhos tão afiadinhos... Saí de lá toda roída. De vez em quando afastava-se de nós mas acabava por voltar. Uma das vezes que se afastou ficou mais tempo afastado mas entretido... estranhámos e fomos ver... estava a mastigar um pardalito... Entre horrorizada e revoltada, tive mesmo de me afastar. Afinal já nem havia nada a fazer pelo pobre penudo.

No caminho de volta recebi uma prenda de natal um pouco fora de prazo. Uma carteira, feita em capulana, que o JG me comprou quando foram à Massaca.

O jantar de hoje foi gaspacho. NHAM! Já andávamos a falar disto há uns tempos e, desta vez, soube mesmo bem comer algo bem fresquinho!

No comments:

Post a Comment