Tuesday, February 10, 2015

Dia 157 - 10 Janeiro - Prendadazinha

Hoje foi dia de acordar mais para o tarde do que estava previsto... para variar...
Temos de ir às compras a um novo supermercado onde nunca fui. Ou melhor, fui duas vezes, mas das duas vezes, estava fechado. Dizem que à terceira é de vez... e foi mesmo.
Este faz-me lembrar uma espécie de Macro. Não vende só embalagens grandes mas vi latas de feijão de uns 2kg. Na altura não confirmei, mas são enormes. Todo o espaço é em cimento, não é pintado e parece um armazém aberto ao público. Não está desorganizado, mas precisava ali de uma mãozinha...

Acabámos por lá encontrar o Del com mais pessoal. É porque deve valer a pena ir lá. Alguns preços valem a pena, mas outros são mais caros que nos supermercados normais. O que não se compreende. Mas já cá se sabe que não precisa fazer sentido...

As compras não foram muitas e, pouco depois estávamos de volta a casa. Era hora de almoço. Lavei logo a loiça a seguir porque, se me for encostar um pouco agora, não pego mais nisto. Só depois de tudo limpo e arrumado é que me fui encostar ao computador. E o resto da tarde? Fomos para o MT onde se passou uma tarde super divertida a jogar ao STOP, a fazer recortes marados, a soprar bolinhas de papel por uma palhinha e a encher o espaço dessas bolinh... bolas de neve!


[jogo_stop.jpg]

Ainda era de dia mas já escurecia quando viemos embora. Estávamos a pé pelo que não convém mesmo nada voltar de noite. Eram 19h quando chegámos a casa e ainda relaxámos um pouco. Enquanto isso, andei a ver receitas na internet. Os meus dotes de culinária dependem das receitas escritas, bem delineadas, preferencialmente, rápidas e simples. Depois, mãos à obra. Tínhamos uns bifes para grelhar e eu fiz o acompanhamento: arroz de feijão preto. Comecei pelo refogado, depois o feijão, a água e o arroz. Entretanto comecei também a fazer um bolinho para amanhã... ou para hoje ainda... Tinha visto também uma receita do mais simples e básico que há:
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de margarina
  • 1 colher e 1/2 de fermento
  • 1 xícara de leite
Separe a gema da clara, coloque o açúcar, a margarina e as gemas em uma bacia, bata por 3 minutos. Adicione a farinha de trigo e o leite e bata por mais 3 minutos. Bata as claras em ponto de neve, adicione o fermento, e as claras em neve, bata por mais 3 minutos. Coloque em forma untada em forno pré-aquecido a 180°C, por mais ou menos 30 minutos, ou até dourar.
Super simples! Na parte de bater as claras passei a tarefa ao JG, claro. Mas sem máquina isto é muito mais complicado e cansativo. Acabei eu a bater o resto e descobri uma nova forma de usar isto:

 

Como este utensílio tem um cabo cilíndrico, esfreguei o cabo entre as mãos, como faz a batedeira! Assim como se fosse fazer uma fogueira... E gira, e roda, e gira, e roda...



E as claras ficaram, maravilhosamente, encasteladas! Antes disso, batemos daquela forma cansativa que me chateia profundamente. Tenho sempre de pensar em outra solução. De facto, resulta e não só, é muito mais rápido!
Como não temos uma forma de metal teve de ser numa travessa de vidro. Mas ficou cheiroso e BOOOOOM! Sim... *chomp chomp*... está mesmo delicioso... *chomp chomp*... fofinho por dentro e... *chomp chomp*... rijo por fora... *chomp chomp*... no ponto!... *chomp chomp*...

1 comment: