Monday, July 21, 2014

Dia 20: 13 Julho 2014 - No Clube Naval

Esta noite passei mesmo muito mal! Não conseguia respirar, tinha o nariz sempre entupido e quando me assoava só saia água a muito custo. Estava impossível e sentia o coração a mil com falta de descanso e esforço a mais... os pulmões sentia-os pesados, ora demasiado cheios, ora demasiado vazios. Não tinha posição, nem como respirar pela boca pois a garganta doía como se tivesse engolido vidros, os lábios secos secos secos... pareciam casca de árvore! A cabeça... bem, a dor que sentia na cabeça era mais suave que as de garganta... sempre me ensinaram a ver o lado bom das coisas...
A meio da noite o JG foi fazer-me um cházinho com mel, bem quentinho. Não é um amor?! Vestiu-me até um casaco dele para enquanto estava, sentada na cama, a beber o chá, não apanhar frio nas costas. Escusado será dizer que não dormi "porra nenhuma" (como se diz no Brasil... Sim, aqui a coisa mais interessante que dá na STV são as novelas brasileiras de há três décadas).

Levantámo-nos, por isso, às 12h. Tinhamos um almoço combinado no Clube Naval, um dos locais mais famosos pelas elites, só frequentado por membros selectamente escolhidos ou pelos seus convidados. Tem ginásio, piscina (muito cobiçada), restaurante/bar... é um espaço fantástico, separado do mar por um muro, um edifício já com 100 anos de existência. E, sim, nós fomos lá almoçar! (grande sorrisão de orelha a orelha!)
Fui muito bem agasalhada, como é óbvio! Estava-se fantabulasticamente bem! A piscina ainda piscou o olho ao JG que quase "caiu" na tentação, mas eu não empurrei. A vista é para o mar e, isso para mim, não pode ser melhor! O mar transmite-me tranquilidade, física e mental. Preciso do mar e do sol para viver, assim como o meu corpo precisa de oxigénio e sangue.

Antes que esses dedinhos escrevam a pergunta que vos ecoa no cérebro eu vou já respondendo... comi o prato do dia: camarões à laurentina! Camarões de tamanho normal, uns 6cm de comprimento, banhados a laurentina (uma das cervejas mais famosas cá do sítio), com caril, um pouco de picante, especiarias e um arrozinho branco em forma de duna, no meio do prato, rodeado de camarões, uns com casca, outros com cabeça, outros nuzinhos como vieram ao mundo... ou talvez não... Estava bom! Podia estar muito melhor e ser mais bem servido, mas estava bom e não fiquei com fome. Só que, dada a fama do sítio e o valor das quotas, tinha uma expectativa bem lá no alto! Ainda assim, foi muito bom lá ir, fez lembrar "a minha casa"!
Verdade seja dita, é só portugueses ou estrangeiros lá dentro, moçambicanos só mesmo a servir às mesas, no portão de entrada e no estacionamento, do lado de fora. Faz-nos esquecer que estamos em Moçambique, e isso é estranho... não é muito bom, mas começo a perceber o conceito. É um ambiente diferente... mais elitista! Mas é descontraído e, talvez, tenha mesmo o objectivo de nos fazer viajar a casa...



Depois fomos passear ao Jardim dos Namorados. Deu para ver só um pouquinho porque fomos ter com um casal amigo, um dos contactos de Portugal. Mas deu para passear um pouco do lado de fora e passar por uma situação um pouco revoltante...
Ao longo do passeio, passámos por diversas pessoas com crianças, sem miúdos... e passámos por dois miúdos muçulmanos de uns 8 anos. Eu estava ao lado do JG e ia passar mesmo ao lado deles. Estava eu a observar que os miúdos não se afastaram de propósito para nós passarmos, e ao lado estavam os pais (só homens). Um dos miúdos ficou, de propósito, à minha frente a olhar para baixo, com uma pedra na mão, que atirou com força mesmo quando eu ia a passar ao lado dele. A intenção era acertar-me no pé (estava de sabrinas) e ainda começou a rir... Os pais fingiram que não viram mas a atitude de tão novos é tão triste... Senti uma revolta tão grande que só me apetecia dizer e fazer coisas que nem a minha consciência religiosa me permite demonstrar...

Estivemos com esse casal amigo no cafezinho e depois é que fomos dar uma voltinha curta porque estava ventinho e frio. E o meu estado gripal não me permite piorar pela curiosidade, por muitos casacos que vista ou echarpes que enrole... Rapidamente viémos para casa, até porque o JG tinha de fazer a mala e deitar cedinho. Descanso é muito necessário, ainda mais depois da noite passada. Amanhã há mais! De certezinha!
Sódadinhas!!!

2 comments:

  1. Adorei aqueles anúncios do outro post!!! :D "Tou a pedir que ponhas mais coisas dessas..."!
    Essa dos miúdos muçulmanos é bastante revoltante! Não sabia que podia chegar a esses extremos...! Graças a Deus, não nascemos em países muçul! O que devem passar essas mulheres...!
    Beijão grande, kida! <3

    ReplyDelete
  2. Ah, apesar de saber que já passaste o pior, ainda me arrepiei de ver como estiveste doentinha, filha... :(
    O que te salvou foi a ida ao Clube Naval!!! Ganda pinta!:D Recuerdos do antigamente..., mas sabe bem, né?! Enjoy, filha, tudo o que puderes!

    ReplyDelete