Tuesday, March 24, 2015

Dias 195, 196 & 197 - 17, 18 & 19 Fevereiro - Descanso Merecido

Estes dias aproveitei para actualizar algumas modificações no blog. Espero que tenham gostado.
Leva tempo, é preciso testar, configurar, gosto de pedir opiniões... e como tenho tempo, aproveito agora para o fazer.

Pouco antes da hora de almoço perguntei à Gel se sabia estrelar um ovo. Disse-me que sim e eu, inocentemente, acreditei e pedi-lhe para fazer dois. Preocupei-me mais em explicar a frigideira adequada - já que ela já estava com a frigideira mais velha, e gasta de todas que só usamos para fritar, em riste. Expliquei também que usamos a espátula de plástico, já que a de metal vai riscar a frigideira boa. Que com esta frigideira, anti-aderente, não é preciso deitar muita gordura... enfim, achei que a coisa sairia perfeita. Esqueci-me do fundamental... Quando voltei, já a babar-me só de pensar em molhar o pão na gema, entrei em pânico! Coitada, até acho que a assustei, mas tive de reagir... foi mais forte que eu. Os ovos estrelados viraram panquecas! Ela estava, toda satisfeita, a virá-los! Já não restava gema líquida, nem eram ovos mexidos. Eram ovos-panqueca!

Ainda deu tempo para ir tomar o café do costume e passear um pouco. A caminho de casa passei pelo talho que ainda estava fechado. A esta hora já devia ter aberto para a tarde. Quando cheguei a casa pedi à Gel para ir comprar pão e águas e, quando voltasse, reparasse se o talho estaria aberto. Estava. Desci com ela e fomos as duas comprar carapaus para amanhã e um chouriço para, ainda hoje fazermos ervilhas com ovos.
No balcão pedi à rapariga que lá estava um chouriço.
- Tenho este de vaca.
- Não tem mais? Outra variedade?
- Não...
Foi quando chegou o patrão. Um senhor que conheço do MT. Não muito alto e bem preenchido, como um verdadeiro homem do talho. Cumprimentou-me, claro, e perguntou o que eu queria.
- Quero um chouriço para fazer ervilhas com ovos.
- Mas estes são de vaca.
- Pois, por isso, estava a perguntar se tinha de outra qualidade - Foi quando ele se virou para a rapariga que me tinha atendido:
- Achas que esta senhora tem cara de muçulmana?! Vai lá buscar os chouriços de porco.
Bem, tive pena da rapariga, mas ela também me disse que não havia outros... mas porquê?! Talvez tivesse preguiça de ir lá dentro... enfim, é daquelas coisas que não dá para entender muito bem.

Depois só me faltava comprar coentros. Coisa que até eu tenho dificuldade em distinguir, mas bora lá. Fui com a Gel até ao mercado. A primeira banca tem molhinhos miseráveis de coentros a 10 meticais. Ainda escolhi o menos amarelado. Queria o outro todo verdinho, mas esse era salsa...
Já em casa, estive a explicar à Gel como se faz as ervilhas com ovos. Preparámos os ingredientes necessários e depois foi-se juntando. Só acrescentei foi demasiada água, mas estava saboroso.

No primeiro dia terminámos de ver o filme "Only Lovers Left Alive". Mais um de vampiros. Achei-o demasiado parado e com pouca história. A vantagem é ter alguns bons actores. Questiono-me se gostaria de viver eternamente... Há a possibilidade de morrer com uma estaca de madeira no coração. Mas... não poderia comer nem beber todas as delícias que o mundo me oferece agora, não poderia apanhar banhos de sol na praia, só poderia viver à noite e sempre com receio de ser descoberta... não seria uma seca?!


No segundo dia não vimos filme mas comemos bolo de chocolate que eu fiz esta tarde.

1 comment:

  1. É a primeira vez que oiço falar de chouriço de vaca...! Entã, eles comem chouriço, mas deste...??
    E gostei dos ovos-panqueca!!! :D

    ReplyDelete