Monday, March 09, 2015

Dias 179 & 180 - 1 & 2 Fevereiro - O Tempo está a Mudar

Notam-se algumas nuvens no céu, deve haver alguma tempestade a chegar ou a passar pelas redondezas. Sabemos que no norte do país há cheias e muitas povoações isoladas. A energia falha e pode deixar de funcionar por dias e semanas seguidas. Sem acesso a notícias e tudo o resto, essas povoações são, muitas vezes, avisadas por som de tambores. Mesmo os telemóveis, a certa altura deixam de ter carga e não têm como os carregar... Não me consigo imaginar numa situação dessas... já não...
Já nos habituámos a que a água falte ao final do dia, de vez em quando. Mas durante a noite também não usamos tanto, e temos sempre uns garrafões em caso de emergência. Mas quando nos falta a electricidade é que atrapalha tudo, seja de dia ou de noite. Não há luz, não há água porque a bomba de água é eléctrica, não há televisão, não há internet, não há ar-condicionado, não há repelente de mosquitos na tomada, não há música, não se pode cozinhar no forno, não se pode aquecer o prato no microondas, os alimentos descongelam no frigorífico e congelador, os telemóveis e portáteis só têm a restante bateria... é desesperante!

Num destes dias dei a minha primeira consulta paga. É entusiasmante! Sei que a seguir a esta muitas se seguirão. Há outra motivação, há outro ânimo. E com um espaço próprio posso começar por aqui a minha carreira. Por cá a experiência é outra. Uma cultura diferente, infelizmente há mais casos com maior gravidade, situações, por vezes, de difícil compreensão porque a mentalidade é diferente. E isso dá-me uma bagagem majestosa. Sei que, um dia que me vá embora daqui, tenho à minha frente um portão aberto com oportunidades devido a esta experiência que me vai destacar de outros. Mas vai sempre um dia de cada vez.

À noite, a preparar o peixe grelhado para o jantar, queimei-me na grelha. Por isso, agora estou a escrever com o dedo espichado porque me dói mesmo muito. De vez em quando molho-o numa tigela com água e gelo que coloquei propositadamente ao meu lado. Mas assim que tiro e começa a deixar de sentir o fresquinho, começa a doer como se fosse explodir por dentro!

1 comment:

  1. Kenacomb para queimaduras, filha! É do melhor que há!
    Podes crer que vais ficar com uma "bagagem" majestosa, e ainda bem que estás a ficar entusiasmada!

    ReplyDelete