Saturday, April 21, 2007

21 de Abril 2007 - Caça às vespas na Chaudannes!

Jà me devo ter habituado aos horàrios deles porque dou por mim a acordar a horas "indecentes"... eram 7h30 quando abri os olhos por mim. Voltei a fechà-los e fui dormitando até me acordarem minutos antes das 9h. Despachei-me e deixei tudo pronto para irmos pa Chaudannes. Quando subi estavam todos na sala: pai (a dormir) e +V no sofà, +N no parque e a mäe de volta do vaso grande das flores. Estava tudo calminho :)

Fui tomar o meu pequeno-almoço e a pouco e pouco fomo-nos despachando pa ir embora. Os pikenos jà estavam demasiado stressados e no carro acabaram por adormecer mesmo. De facto, aquele carro é horrivel... demasiado confortàvel! Até eu ia a cabecear!
A meio da montanha ainda paràmos para fazer compras (incluindo o päozinho fresco)...




Quando chegàmos começàmos a descarregar as coisas pra casa. O +N estava acordado e ainda andei a passear com ele por ali para o cansar, enquanto o +V ainda roncava... Là acordou quase 1h depois...

Quando os levàmos pra cima foi hora da papa e doudou po +N e pa mamä dele. Fui também para cima ajudar a levar coisas quando oiço uma grande esclamaçäo da M no quarto... havia 2 vespas enormes mortas no chäo! Começàmos a ficar preocupadas e procuràmos mais... havia por todo o lado! Algumas ainda vivas! Desatàmos a fugir dali e fomos pra baixo, aflitas!



Assim que contàmos tudo ao P ele subiu e foi vestir-se de forma a ficar protegido, enquanto nos fomos pa sala de jantar com os dois meninos, local onde podemos fechar as portas, apesar de elas conseguirem entrar jà que aquilo é tudo de madeira e muitas paredes säo antigas e cheias de frexas... desta vez senti-me o segundo dos 3 porquinhos...
Näo se encontrou nada e a M estava a panicar especialmente por causa dos meninos, como é normal. Fomos entäo passear là fora enquanto o P dava outra voltinha pela casa, agora pelo lado de fora.

Fomos pa estrada até à màquina da neve. Eu explico... a estrada de que falo é mesmo em alcaträo mas jà faz parte do terreno deles e näo hà movimento, é mesmo so pa chegar ao chalet. Aliàs, jà a fotografei e foi a mesma onde o jipe derrapou. A màquina da neve também é deles e escuso de explicar pa que serve né? Muito menos o porquê de là irmos...
Entretanto veio o P e a M foi até casa ver se encontrava alguma coisa... eu ia ficando com os miudos. Quando voltàmos a musica estava em altos berros... ainda estou pa perceber porquê... E nada de nada! Enfim, acabàmos por ficar por cà mas sem saber do paradeiro do ninho das bicharocas.

Nesta altura a M foi-se deitar com o +N e eu fiquei com o +V para o P poder almoçar. E depois trocàmos.
A tarde foi passando mas eu estava sempre cheia de sono... primeiro pai e filho sentaram-se no sofà para que um dormisse e o outro se entretesse (sem chatear) com o "Bob Le Bricoleur"... outros desenhos animados sem historia mas que enfim... afinal quem é que consegue fazer historias decentes com màquinas???
Depois foram entreter-se là fora onde encontraram o aviäozinho perdido desde a Pàscoa. Tinha alguns doi-dois mas nada que näo desse pa curar. Entretanto sairam de novo e acho que andaram de volta do jacuzi


mas quando dei com eles jà tinham montado uma tenda là fora


e estavam a andar de bike! :)
Foi quando subiram que fizeram barulho a mais (o P partiu um candeeiro) e acordaram o pessoal... eram jà 17h. Pouco depois chegaram os avos de mota e foi o momento do lanche guloso! Chegam os avos e é so mimo hehe Guloseimas pa todos!
Andàmos a passear à volta da casa, a brincar com a àgua que sai da torneira de fora (esta àgua cai num bebedouro de vacas, um tronco recortado), a procurar vespas e afins... até ser hora da papa dos pirralhinhos. Comeram mal desta vez mas enfim, depois das guloseimas näo se podia pedir muito :) o que vale é que näo é todos os dias.

Foram pa caminha e os grandes foram pa baixo. Mal dei por mim jà o P estava a acabar de pôr a mesa, e que mesa linda! Tinha até preparado jà os aperitivos: um bom vinho branco com uns rolinhos amanteigados, bem bom! Mas eu realmente sou muito fraquinha... acabei o meu copo e jà näo me sentia a controlar a 100% o equilibrio, a visäo, os sorrisos parvos, o sono... Comecei foi a comer mais do que a beber! Enquanto isso a M estava de volta do grelhador com os bifes e as salsichas. A meio veio trazer-nos meia salsicha (das picantes... e estou a falar de paladar!) a cada um como mais um aperitivo.
Foi por esta altura que aproveitei a màquina pa tirar e saber os nomes das montanhas... ora, esta vê-se do lado direito e chama-se
Le Dents du Midi (Os dentes do meio-dia).




A da frente chama-se "Leon d'argelie" (Os leöes da argelia) e a do lado esquerdo "Le Mirroir de L'argelie" (Espelho da Argelia) - eu depois confirmo os nomes. Mas näo estäo nestas fotos... ainda!
Estava pronto e entràmos pa nos sentarmos à mesa! Hora da boia!

Mesmo durante o aperitivo, là fora, estava-se bem... tanto pela temperatura como pela companhia.



Säo uma familia mesmo excelente e na qual me sinto bem! Näo tenho palavras suficientes de agradecimento... fazem-me sentir como que da familia! Contam-me tudo, estäo à vontade, convidam-me para tudo... ainda hà quem diga que näo acredita em pessoas assim... Eles andem ai meus amigos!
Ao jantar a conversa continuou, pois claro! No final veio o queijo, uma tradiçäo na Suiça: ao final da refeiçäo come-se queijo! E é nestas alturas que eu me pergunto o que estou cà a fazer! Ainda provei um... ia vomitando as tripas! Mas sou uma corajosa porque provei! No final ainda hà espaço para café e sobremesa, menos mal pra mim. O café ao jantar dispenso porque näo vou propriamente bailar, mas o resto agradeço. Desta vez näo comi o MilFolhas porque jà tinha comido muitos doces e o creme estava a provocar-me nàuseas... talvez amanhä consiga... se sobrar. Mas comi uma maçä que me fez muito melhor, tenho a certeza.

Por fim chegou a hora sagrada... cigarrinho ao relento... foi quando me deixei ficar na sala para poder desfrutar dos beneficios das novas tecnologias.
Agora estou novamente na camarata/ dormitorio, sozinha, e todos dormem... säo 2h17 e de vez em quando oiço barulhos estranhos... o melhor é apagar a luz e esperar que amanheça...
Faire doudou!

3 comments:

  1. depois das aranhas as vespas...bom tudo esta bem quando acaba bem.bjus

    ReplyDelete
  2. Ah, afinal às vezes, comes carne!!!!!!!!! Fikei contente.
    Ainda voltas daí toda chuiça... até a kerer comer queijo e tudo...
    Bisoux, chérie.

    ReplyDelete
  3. A Natureza bem tentou avisar que ele vinha aí...
    As raposas fugiram para a montanha, as vespas tentaram refugiar-se, fazendo-se convidadas da primeira casa que encontraram.
    Aproveitando um lapso na atenção dos moradores, entrou e ligou a música tão alto quanto pode, era a sua assinatura.
    Como os escolhia ainda está por perceber, seria por se sentir mais uma vez menosprezado, seria por implicar com casas cheias de frestas, com aquele perfeccionismo típico de um psicopata? Ninguém sabe.
    Deixou o candeeiro a jeito para que o homem da casa tropeçasse nele, uma espécie de aviso para não ser apanhado de surpresa. Afinal, ele detesta ser interrompido quando está a fazer o que faz. Mas como chegaram visitas, teve de aguardar.
    Toda a gente já o conhece, mas ninguém acredita que os ruídos que se ouvem quando anoitece são causados por
    BOB LE BRICOLEUR!!!

    :P
    JG

    ReplyDelete