Thursday, April 12, 2007

06 de Abril 2007 - Férias da Pàscoa na montanha

Era manhä cedo quando estava tudo de pé e foi despachar pa ir pa montanha. Tà tudo?! BORA!!!





E agora vocês perguntam-se: que plantaçöes säo essas? Ao que eu respondo: säo uvas, pa fazer vinho! Quase que so se vê disso, hà mesmo muitas. E do outro lado vê-se o lago, mas neste dia estava nublado e näo dava pa ver. Vamos entäo começar a subir a montanha...







Quando chegàmos os meninos estavam realmente muito cansados e resolvemos dar-lhes logo o almoço para poderem dormir a sesta. Jà eles estavam deitados quando chegaram os pais da M, os avos dos meninos. Foi uma festa pegada e, como estava bom tempo, fomos almoçar là para fora, pa varanda. Foi muito agradàvel e gosto muito de conviver com todos eles. Säo divertidos e têm sempre o hàbito de falar em português (ou de traduzir depois) para que eu entenda, mesmo que näo tenha nada a ver com isso. De facto eu näo poderia ter pedido tanto :) Também os avos estäo a mudar de casa e, como ainda näo està pronta, jà estäo hà 8 dias a viver num hotel. Isto porquê? Porque o contrato da casa terminava em determinada data e a casa ainda näo estava pronta, a obra atrasou.

Enfim, foi bom poder estar ali ao calor, a almoçar e na companhia de pessoas muito queridas comigo :) So tenho pena de näo poder partilhar convosco... Quem sabe um dia? :)
A meio da tarde acordaram os pestinhas e vieram cumprimentar os avos. Mas que festa! E tantos doces pela Pàscoa! Foi uma tarde bem passada sem grandes stresses. O +V ainda descobriu o cortador de relva e pois tà claro... "MAXINAAAA"!!! Tinha de por aquilo a trabalhar entäo, sem stresses, a coisa teve a sua piada... O avô tentou ligar, nepes! Ah e tal, tem oleo, falta gasolina. O pai foi buscar gasolina e embebedou o "peru". Das duas uma: ou näo funciona ou perderam o jeito de o ligar. Näo, afinal tem falta de oleo. Toca a olear... Boa, ligou! E que barulheira que faz... OH, e que fumo preto é esse?! ... Tem oleo a mais... Toca a despejar o excesso. BOA! Agora sim, funciona bem... E o +V onde foi??? Està entretido a apanhar flores pa mamä! Eu so me ria...

A M estava com dor de cabeça e antes jà se tinha ido deitar um pouco, claro que com aquela barulheira näo se poderia descansar muito, né?! :S Andàmos a passear pela montanha mas sempre perto do chalet e sem grandes subidas. Foi um dia bem passado!
Ao final da tarde, depois de deitarmos os meninos, fiquei a saber o que era o jantar... Fondue de queijo!!! BLAAAARG Ok, vocês jà sabem o quanto eu gosto de queijo (e quem näo sabe, fica a saber). Eles também sabiam mas eu sempre disse que ia provar, apesar de saber que, provavelmente, näo ia gostar. O P, täo querido, fez logo outra coisa pra mim e pa M, que também näo estava com grande apetite po fondue... Mexicano!

Estàvamos entäo todos à mesa com o fondue à frente (sem grandes cheiros!), e uma taça enorme com päo cortado aos quadrados prai do tamanho de ameixas. Havia vinho a acompanhar o jantar como de costume, mas desta vez era mais especial. Näo sabia, mas eles no fondue acrescentam "qirsch" (cereja em alemäo), um liquido extremamente alcoolico para dar um gostinho especial. Alguns ainda molhavam o päo numa tacinha com "qirsch"... YAIKS Uma refeiçäo tipica de chalet e muito apreciada... mas näo por mim. Faz parte da boa-educaçäo e de mim: provei o fondue!
Mas antes de "atacarmos" é claro que estava tudo em mena cavaqueira e disseram-me as regras do "jogo": se uma mulher deixar cair o päo dentro da taça do fondue tem de dar um beijo a todos os homens na mesa; se for um homem tem de pagar uma garrafa de vinho, dos bons claro! Se tivesse gostado daquilo näo arriscava e acho mesmo que ainda ia buscar fita-cola...
Mas pronto, por duas vezes deu pa pegar em dois bocadöes com côdea e atarrachar bem!

Quando ensopei o meu bocadinho de päo naquele mar de queijo (BLARG) jà sentia os olhos deles todos em mim. Mas quando levei à boca, foi um silêncio... Claro que fiz charminho e tal e saboreei... na altura näo era assim täo mau, ou entäo o prazer daquela espectativa toda nem me dava pa aperceber do resto hehe Depois fiz cara feia, pois atäo! Queijo... BLAAAAARRRGGGG eles so se riam! Ainda fui teimosa e molhei mais uma vez naquela do "pode ter sido impressäo", mas naaaaaaa, definitivamente... queijo = BLARG!
Comi entäo a paparoca que me estava destinada... MEXICANO! (Alex, é a tua dica) Mas näo foram feijöes minha linda, foi um crepe com legumes e carne, com um molhinho ainda mais picante. Mas era tudo muito bom ;) Adorei tudo, mesmo apesar de ter à minha frente um fondue de queijo!

A refeiçäo continuo muito animada até chegar o momento religioso do café e do cigarro là fora. Aproveitei para fazer companhia jà que a noite estava realmente a ser täo agradàvel. Conversa puxa conversa e o P acabou por instalar o telescopio e procurar Saturno :)
Inda por cima é automàtico e procura sozinho! So temos de introduzir o dia e a hora que ele busca automaticamente! Impecàvel! Depois de algum tempo (porque estava localizado do outro lado e onde estava tinha de atravessar o telhado lol), la consegui ver Saturno com os anéis! :) Foi lindo! Mesmo uma coisa espectacular! Adorei! Consegui mesmo ver uma bolinha com os anéis à volta na mesma direcçäo que o traço que està por cima do 7 do teu teclado :D
A noite estava completamente estrelada. Céu limpido e carregado de estrelas, foi mesmo lindo!

As estrelas até piscavam pra mim! Adorei esta noite, foi simplesmente estrelada! :)

1 comment:

  1. Rita e Alex

    Esta é só pa vocês as duas:

    Fejones saltitantes !!!!!!


    Ehheheheheheheeh!!!!!!

    Para além disso, acho maravilhoso teres dias e noites assim como estes! Thank God for the good things in life!

    Bisoux
    Maman

    ReplyDelete