Fiquei em casa e, ainda bem, porque vieram trocar o contador da luz para Credelec... O Credelec é um sistema bastante prático até e que recomendo para Portugal. Deixamos de ter um contador fora de casa com uma conta para pagar ao final do mês. Resume-se a ter uma espécie de comando digital, a pilhas (que é o que está mal), suspenso na parede, com a contagem do que falta gastar. Ou seja, pagamos antes por um crédito que é convertido em energia. E quando vamos de férias, podemos deixar acabar que ninguém vem contabilizar nada.gastamos apenas o que consumimos. Digo que é óptimo, essencialmente, para casas alugadas!
Veio um rapazola bater à porta para fazer a transição do serviço. Vinha identificado mas é de tão fraca figura... Parece um pirralho de 15 anos! Fala baixo (mas isso, todos os Moçambicanos falam baixo com estrangeiros, baixo demais que nem os oiço), é magrinho magrinho, usa um capacete das obras que dança naquela pequena cabeça de criança e umas calças com uma camisa de trabalho (devidamente identificadas) que veste por cima da roupa normal. Via-se bem as calças de ganga lá por baixo... Ora, lá fora estão 38º, portanto, debaixo daquela roupagem toda... deve estar a cozer a uns... ui que calor!
O rapaz pediu-me uma das facturas e eu não lhe ia entregar um original (porque eles não querem saber e podem perder) e, por isso, precisava de tirar uma cópia mas não tenho energia. Há uma avaria geral na zona. Só resta esperar. Quando a energia voltou dei a cópia ao rapaz que foi para baixo retirar os contadores.
Entretanto o JG veio ter a casa para garantir a minha segurança e aproveitar a hora para almoçar.
Nunca mais se despachavam e o JG foi ver o que se passava... Uma miúda que mora nas traseiras andava de conversinha com os rapazes da energia. Significa que, de conversa, ninguém faz nada. Pior, se o JG não tivesse ido lá abaixo, o rapaz não vinha cá acima tão cedo pedir o nº do contador que estava na cópia da factura, que lhe tinha entregue antes, mas que ele perdeu!!! Imaginem se tivesse entregue o original...
Meia hora depois lá subiu, novamente, o rapaz, desta vez para instalar o novo contador. Este parece um comando de ar-condicionado que só precisa (ou nem precisa) de ter a base presa à parede. Nessa base plástica encaixa o contador que... é a pilhas!!! Depois tem um cartão com banda magnética que usamos para fazer as contagens e os carregamentos. Compramos a energia para ter em casa. A ideia até é boa! Não compras, não tens. Para casas alugadas é do melhor!
O 1º carregamento é que tem de ser na sede deles e só daí a 2h, os seguintes é que podem ser online ou pelo telemóvel... Ah, e o aparelho apita sempre que a carga está em baixo para nos avisar que é preciso comprar mais energia.
Lá tive de ir, ao final do dia tratar disso. Já lá tinham ido umas quantas vezes mas diziam sempre que ainda não era possível carregar. Quando cheguei a casa com o talão fui logo "atestar" o novo "comando". Foi só inserir o código como se de um nib de MB se tratasse e nem preciso clicar em "ok", ele aceita e activa na hora.
Mas como os problemas surgem quando outros estão resolvidos... ainda antes do jantar já estamos sem água...
Original, mas muito prático! :D
ReplyDelete