Friday, August 08, 2014

Dia 35: 28 Julho 2014 - Fim do ramadão e as aventuras do alarme e da máquina da roupa...

Hoje fui abrir a porta da loja. Era eu a única responsável para atender clientes e orientar as coisas. E abrir a porta implica chegar a horas para não por o trabalho dos outros em causa. Saí de casa já perto da hora e só a meio do caminho consegui arranjar um tchopela. Bora! Cheguei a horas! Muito bom!
A seguir abri e tirei o cadeado da entrada, abri o cadeado da grade da porta e a seguir tinha de abrir a porta e desligar o alarme. Já me tinha sido explicado, mas foi só uma vez à pressa, confesso que não esperava, tão cedo, ter de fazer aquilo. Enchi-me de coragem e abri a porta. Tenho um minuto para calar esta coisa... qual quê!!!! Tirem-me deste filme... Afinal havia ali mais botões do que eu me lembrava, fixei um código errado e aquela porra começou a apitar!!! Lá fora estavam os empregados todos a gozar o prato, o telefone tocou e pensei que fosse a patroa, não... muito pior... era uma cliente que não se calava! E o alarme continuava no seu melhor... muito discreto! A meio da chamada toca o outro telefone, era da empresa dos alarmes. Eu disse quem era mas não lhes tinha sido dito que estaria ali outra pessoa. Muito calmos disseram-me para ligar à patroa. Achei-os muito simpáticos até. A seguir tive de desligar a cliente, despachei-a porque, enquanto estava ao telefone com os dos alarmes, a mulher não se calava do outro lado, parecia uma galinha aflita! Liguei e consegui desligar aquilo. Finalmente! A seguir ligam dos alarmes de novo:
- Já conseguiu desligar o alarme? - mais sabem eles...
- Sim, já, obrigada.
- Como se chama?
- Ana Rita.
- Ok.
Achei que já estaria tudo bem... Mas a seguir liga a patroa de novo:
- Disseste que te chamavas Ana Rita?
- Sim, é o meu nome.
- É que antes eu só lhes tinha dito que eras Rita e eles já iam a caminho daí de armas na mão.
- !!!!!!
Os "simpáticos" estavam a ver se me caçavam! Senti-me um coelho quase a cair na armadilha! Ainda tenho o coração nas mãos e sinto-me a ensurdecer...

O resto do dia foi muito tranquilo. Até porque hoje foi dia do fim do ramadão, EId al Fitr. Muitas lojas estiveram hoje fechadas, muita gente faltou hoje embora o dia seja de tolerância para os muçulmanos. Era quase um feriado. Só que aqui, sendo um país com uma diversidade tão grande de religiões, crenças e culturas, os feriados religiosos, tornam-se em dias de tolerância por parte do estado. Amanhã já devo ouvir as rezas de novo. Há mesquitas por todo o lado e com as colunas de som ouve-se em toda a cidade, mas a ideia é mesmo essa. Bem podem celebrar, andavam a passar uma fominha... hoje foi o dia de comerem até não caber mais!

Vamos tratar do jantar e da roupa.
Voltei só mesmo para vos contar a "aventura" da roupa hoje... Pusemos a roupa a lavar na máquina e fomos fazer o jantar. Aqui as casas têm um depósito e uma bomba de água, a água também é contadinha, assim como a água quente porque temos um termo-acumulador. Como temos a bomba de água, e essa coisa faz um barulhão a trabalhar, eu estranhei que estivesse tão silenciosa enquanto lava a roupa. Fui espreitar... Estava desligada! A estúpida! Quem mandou?! Carreguei nos botões e nada. Fui ver a tomada que é com ligação de África do Sul, assim:


Mas tem um adaptador só que a tomada já queimou, eventualmente (mas mesmo, não é como a casa), e o adaptador estava cmpletamente derretido e não fazia contacto...
Bonito... agora tenho a máquina cheia de roupa, detergente e água, não a posso lavar nem a posso deixar ali até amanhã para comprar um adaptador novo.
- JG pergunta ao vizinho se tem um adaptador que nos empreste.
Ele foi lá... o vizinho mora mesmo ao nosso lado, porta mesmo a dois passos da nossa, falamos da varanda, mas ele não estava na varanda... Só para terem noção da distância a que ele está... É já ali! Não, não é... Só para bater à porta do vizinho é preciso: destrancar a porta, abrir a porta, abrir a porra do cadeado, abrir a merda da grade... para depois bater à porta do vizinho e ele não está! Ninguém merece... Solução: espremer a roupa com as "manitas" e por na corda, amanhã, com novo adaptador, salta pa dentro da máquina de novo!

Beijos e abraços

No comments:

Post a Comment